Sobre a Escola

Antiga Escola do Tarô

A Antiga Escola do Tarô é uma Escola Iniciática, que tem o Propósito de direcionar o caminhante, do caminho do tarô, à sua realização espiritual e pessoal, tendo como base os ensinamentos contidos no Tarô.

Em nossa escola, o fundamental é o autoconhecimento, buscamos alcançar níveis mais elevados de consciência, respaldados pelos ensinamentos do Tarô pela vivência desses Ensinamentos em nossas vidas. Por isso o aspecto Iniciático, pois a cada nível corresponde um grau de iniciação.

A Antiga Escola do Tarô é uma extensão da Escola do Tarô Antigo, que surgiu com o mestre Roberto Caldeira, que tem como um dos principais adeptos o mestre Rubens Lacerda.


Ensinamentos

Nossa Escola fundamenta seus Ensinamentos sobre o Tarô na Jornada do Louco pelos Arcanos Maiores, que chamamos de “O Caminho do Louco”. 

Nossos ensinamentos são fundamentados na Tradição Antiga, a Sabedoria Antiga, o Conhecimento Original, através da qual utiliza Aspectos do Conhecimento para elucidar as Mensagens Arquetípicas ocultas nos Símbolos dos Arcanos do Tarô. Visamos a compreensão das Mensagens Arquetípicas contidas nos símbolos das cartas do Tarô buscando, inclusive, referências para a interpretação dessas mensagens em culturas antigas que deem respaldo a essas interpretações.

Seguindo informações contidas em diversas Ordens, temos como Origem do Tarô a Atlântida, continente que desapareceu tragado pelas águas do Oceano a mais de 12.000 anos, e que foi apenas uma sobrevivente de uma Civilização ainda mais Antiga, desaparecida há ainda mais tempo e que deixou seus Ensinamentos espalhados entre diversas Culturas, entre elas os Dravidianos, que nos legaram o Sistema Tántriko.

Dessa forma, entendemos que os Sábios da Atlântida criaram, elaboraram e estruturaram o Tarô com dois objetivos: o primeiro de conter e preservar, para as civilizações futuras, todo o Conhecimento e Sabedoria da Atlântida em seu conjunto de Lâminas; o segundo, para servir de Instrumento de Orientação para o Adepto, ou Caminhante no Caminho do Conhecimento, um Sistema de Auxílio para direcioná-lo à sua Meta Suprema: sua Realização Pessoal e Libertação.  Sendo que o Caminhante ou Adepto é o homem, que no Tarô é representado pelo Louco, justificando a afirmação de que o Tarô foi criado em função do Louco.

Nossa Escola, fundamentada no Caminho do Louco, afirma que, se o Louco é a Alma humana em sua Jornada de Auto-Conhecimento, o Louco é a Essência do Tarô, tudo no Tarô gira em torno do Louco. O Tarô existe em função do Louco. Se não fosse pelo Louco, o Tarô não teria necessidade de existir. Em nossa Escola seguimos a orientação de que há uma ordem intrínseca na seqüência dos Arcanos Maiores e que deve ser respeitada, pois essa ordem é lógica e contém em si toda a estrutura do caminho a ser percorrido pelo Estudante em sua Jornada de Auto-Realização.

Também seguimos a orientação de que não se usam apenas os Arcanos Maiores nos Jogos, e sim, utilizam-se todas as Cartas, Arcanos Maiores e menores, pois são os Arcanos Menores que dão consistência às Mensagens dos Arcanos Maiores.

Aliás, não é apenas nos Jogos que os Arcanos Menores são significativos, pois quem compreender a Simbologia desta categoria de Cartas, verá que as mesmas contém Ensinamentos valiosos inclusive para o desenvolvimento do estudante, tanto no tocante à compreensão da matéria do Mundo e do Universo, como da estrutura da sociedade, e do próprio ser humano como indivíduo. Esses Ensinamentos são encontráveis no Tarô, nos Arcanos Menores, e são respaldados por diversas outras Fontes.

O Tarô é como um Livro de Conhecimento e Sabedoria não escrito, e suas páginas possuem  características de serem acessadas aleatoriamente para transmitir Ensinamentos a respeito de qualquer coisa, e devem ser acessadas em sua forma original, ou seja “em pé”.

Portanto, a Antiga Escola do Tarô respalda seus Ensinamentos em Conceitos e Idéias extraídas de Sistemas Culturais Antigos e que foram a Base Fundamental para a elaboração do Tarô pelos seus Idealizadores e Criadores, os Mestres e Sábios da Antiga Atlântida, e segue esses Ensinamentos para a Transformação Pessoal de seus Estudantes.

Se nos Arcanos Maiores encontramos os Ensinamentos referentes à Caminhada da Alma humana (o Louco) rumo à sua Realização Espiritual Pessoal, nos Arcanos Menores encontramos os Ensinamentos referentes ao Mundo onde a Alma terá que viver, vivenciar e experienciar todas as experienciar que a Vida lhe proporcionar. É nos Arcanos Menores do Tarô que encontramos os Ensinamentos sobre a Constituição da Matéria – com seus Elementos, seus Princípios Elementais e suas características –, e sobre a Constituição Espiritual do homem em Níveis e Elementos Internos e seus Temperamentos e também sobre a estruturação social da humanidade.

Também enfatizamos que nos Jogos de tarô, não saem Cartas invertidas, isso é invenção de pseudos sábios, que, não compreendendo a Lógica intrínseca do Tarô, desvirtuaram seus Ensinamentos sua forma de utilização.